sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Lançamento: Tuiatã de Hilda Simões Lopes

     Tuiatã: a história verídica de uma família em terras ocupadas em casco de cavalo, carabinas e madressilvas, um romance de Hilda Simões Lopes.

     O lançamento no Bistrô do Solar acontece dia 19 de outubro de 2017, a partir das 18h.

     Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, 1720. Ali se encontram, vindos de Portugal, um dragão oficial da Corte e uma cigana. Ele, a serviço d’El Rei, e ela, filha de um povo perseguido. Este romance conta a trajetória secular de uma dinastia, tendo por cenário a história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Guerras, revoluções, fugas, paixões, festas, homens corajosos e mulheres fortes atravessam as gerações. O Tuiatã será o pássaro-símbolo desta família com seu canto matinal e a presença constante junto ao ninho, em defesa dos seus. 

     O prefácio é de Tabajara Ruas e ele diz: 
    “Como este romance conta uma saga de gaúchos, vai chegar o momento – e não demora muito – em que cavalos selvagens respingando sangue das lanças que os atravessam vão surgir num galope de parar o coração com suas crinas negras estalando, mas – e eis um dos muitos fenômenos deste livro – pouco vamos ligar para o estrondo dos cavalos e cavaleiros, pois estaremos atentos, nós, leitores, às mãos fortes, mais belas que as dos homens, mãos que cerzem, tricotam, passam, lavam, vestem crianças, põem a mesa, arrumam a cama, pensam feridas, escrevem cartas e sufocam o choro, à noite, na cama, junto aos maridos. (...)”


Clique na imagem para ampliar

     Hilda Simões Lopes é natural de Pelotas/RS. Advogada e socióloga, foi professora universitária e pesquisadora da área social com foco em Sociologia do Desenvolvimento e Sociologia da Família. Tem oito livros publicados, sendo dois de Sociologia (um sobre delinquência juvenil e outro sobre a condição da mulher no Brasil) e ainda obra sobre criação literária. Na literatura, publicou dois romances, uma novela, um livro de crônicas e outro de contos. Ganhou o Prêmio Açorianos com o romance A Superfície das Águas (IEL, 1997) e foi finalista no mesmo prêmio com as crônicas Cuba: Casa de Boleros (AGE, 2000).

O livro terá também os seguintes lançamentos:
Na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 8 de novembro às 17h,
na Feira do Livro de Porto Alegre, Sala Leste Santander, com Luís Augusto Fischer e Fausto Leitão Domingues. Os utógrafos às 18h30 na Praça de Autógrafos.
E, em Pelotas, dia 10 de novembro, às 19h, no Instituto Simões Lopes Neto.

Preço sugerido: R$52,90
16cm x 23cm
560 páginas
Com fotos
ISBN 978-85-5549-028-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário