quinta-feira, 13 de julho de 2017

Coligay dentre os grandes livros sobre a história do futebol

     O Site Futebol Café fez uma entrevista com Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, a entrevista seria sobre os grandes livros que estão no acervo, e qual não foi a nossa felicidade e orgulho em ver que o livro Coligay: tricolor e de todas as cores, do autor Léo Gerchmann estava entre os selecionados, segue abaixo alguns trechos da matéria “Uma conversa com Ademir Takara, o Sr. Enciclopédia do Museu do Futebol, sobre os grandes livros do acervo do Pacaembu.”

     “Bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, Ademir topou o desafio de mostrar o que há de mais legal no acervo da biblioteca do museu. E tudo disponível ao público”
 
Crédito: reprodução/ cortesia Museu do Futebol
     “Em cima da mesa do CRFB, uma pilha de livros gentilmente separada pelo bibliotecário. A importância desses livros, nesse caso, é muito mais pelo conteúdo que oferecem do que qualquer outra coisa. Para Ademir, o valor monetário pouco importa. E se ele diz é porque provavelmente esteja certo.”

Veja o que ele falou sobre o Coligay:
     “Isto aqui eu acho que é um trabalho muito audacioso: ‘Coligay’, do Léo Gerschman. Ele vem produzindo muito material sobre o Grêmio, é jornalista lá de Porto Alegre. Até onde eu sei é o único trabalho que faz referência à questão da homosexualidade no futebol. A Coligay é a única torcida organizada assumidamente gay reconhecida por um clube, no caso o Grêmio. Isso aconteceu no começo da década de 80. O começo da década de 80 é muito interessante na história do futebol brasileiro porque coincide com o período do fim da ditadura, então é um período muito libertário. Começam a ter muitas experiências, a mais conhecida é a Democracia Corinthiana, mas você vê que todos os clubes estão passando por momentos de mudança. No caso do Grêmio foi isso. A curiosidade é que todos os membros da Coligay sabiam algum tipo de luta, porque era necessário. Uma certeza é que, por exemplo, uma iniciativa como a Coligay hoje nos estádios seria risco de vida.”

     O Centro de Referência do Futebol Brasileiro, fica no Museu do Futebol (No estádio do Pacaembu) e tem em seu acervo 1834 títulos de livros, 93 trabalhos acadêmicos e 113 artigos entre trabalhos físicos e outros que estão digitalizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário