terça-feira, 2 de agosto de 2016

O Sargento, o Marechal e o Faquir

     O escritor Rafael Guimaraens reconstitui o “Caso das Mãos Amarradas”em O SARGENTO, O MARECHAL E O FAQUIR

Romance político-policial tem pré-lançamento no dia 11 de agosto na Fundação Ecarta


    “O Sargento, o Marechal e o Faquir”, de Rafael Guimaraens, resgata a trajetória do sargento Manoel Raymundo Soares, vítima do chamado “Caso das Mãos Amarradas”, que completa 50 anos. Utilizando uma narrativa de romance político-policial, o autor traça um perfil do personagem, nascido de uma família muito pobre de Belém do Pará, que mudou-se para o Rio de Janeiro para servir ao Exército e se tornou um dos líderes do movimento dos sargentos pelas reformas de base, durante o Governo João Goulart, e contra a ditadura implantada em 1964, após sua expulsão do Exército.


     A segunda parte do livro mostra a investigação policial em torno do assassinato do ex-sargentoem agosto de 1966, após permanecer cinco meses preso ilegalmente na Ilha do Presídio,em Porto Alegre. Autodidata, culto, politizado e amante da música clássica, Manoel Raymundo Soares foi detido em uma emboscada, traído pelo ex-faquir Edu Rodrigues, um informante da repressão, quando tentava protestar contra a presença do marechal Castelo Branco em Porto Alegre. Resistiu a dez dias de torturas ininterruptas sem delatar seus companheiros. As investigações responsabilizaram o DOPS gaúcho pelo crime, mas somente 30 anos depois sua viúva conseguiu responsabilizar a União pela morte de Soares.

    “O Sargento, o Marechal e o Faquir” tem 272 páginas, incluindo um caderno de fotos e reprodução de documentos relativos ao caso, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Rafael Guimaraens é autor de doze livros relacionados à preservação da memória, como “Tragédia da Rua da Praia”, “Teatro de Arena – Palco de Resistência”, “Unidos Pela Liberdade” e “A Enchente de 41”, e editor de “Coojornal – Um Jornal de Jornalistas Sob o Regime Militar” e “Os Filhos Deste Solo – Olhares Sobre o Povo Brasileiro”.

     No dia 11 de agosto (quinta-feira) acontece o pré-lançamento livro “O sargento, o marechal e o faquir” (Libretos), de Rafael Guimaraens na Fundação Ecarta (Av João Pessoa, 943). Haverá um bate-papo, às 19 horas, com o autor e os convidados Carlos Frederico Guazzelli (advogado, coordenador da Comissão Estadual da Verdade/RS,2012-2014) e Suzana Lisbôa, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

    Pré-lançamento de “O Sargento, o Marechal e o Faquir” (Libretos, 272 páginas, 15 x 22 cm, ISBN 978-85-5549-011-8, R$35,00), de Rafael Guimaraens. Haverá um bate-papo com o autor e os convidados Carlos Frederico Guazzelli (advogado, coordenador da Comissão Estadual da Verdade/RS, 2012-2014) e Suzana Lisbôa, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Logo após, acontece a sessão de autógrafos.

Para adquirir o livro em nosso site clique aqui.

Dia 11 de agosto (quinta-feira), às 19 horas
Fundação Ecarta - Av João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS
Assessoria de imprensa:
Simone Lersch (51) 3029-6390 / 9803-4420




Nenhum comentário:

Postar um comentário