quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Autores: Gilberto Schwartsmann

    Gilberto Schwartsmann é médico, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. 

    Especializou-se em Oncologia no Royal Marsden Hospital e Middlesex Hospital em Londres, Grã-Bretanha. Recebeu seu PhD pela Universidade Livre de Amsterdã, Países Baixos. Completou seu Pós-Doutorado em Oncologia no National Cancer Institute, Bethesda, EUA. Presidiu a Central de Novas Drogas da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC). 

     Chefia o Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É professor-orientador do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciências Médicas da UFRGS. 

    Possui um número expressivo de publicações científicas e citações internacionais. Tem o reconhecimento como inventor em duas patentes internacionais de novos medicamentos. Pertence ao corpo docente da Sociedade Europeia de Oncologia Médica. Integra a Associação Americana de Oncologia Clínica. Preside a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Novas Drogas Anti-Câncer (SOAD) e o Conselho Fiscal do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI).

    É Doutor Honoris Causa pela USAL, Buenos Aires, Argentina. É consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 

     Nasceu em 18 de agosto de 1955 na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário